MySpace

Fundado em agosto de 2003 pela empresa norte-americana eUniverse (mais tarde designada "Intermix") e adquirido em julho de 2005 pela Fox Interactive Media, uma subsidiária do conglomerado de empresas News Corporation, o MySpace é gerido a partir da sede da empresa, em Beverly Hills, no estado da Califórnia, Estados Unidos da América.
Qualquer pessoa com pelo menos 14 anos de idade pode utilizar os serviços prestados gratuitamente pelo MySpace, após um breve registo em que se identifica perante o sistema.
Em seguida, é-lhe pedido que personalize o seu "perfil", a informação sobre si que estará disponível para os restantes utilizadores, preenchendo diversos tópicos onde torna públicas informações relativas aos seus interesses, passatempos ou até escolaridade. O utilizador pode ainda criar o seu próprio blogue, um espaço pessoal para divulgar os seus pensamentos, ou acrescentar fotografias para completar o perfil.
A partir desse momento, o utilizador já tem o seu próprio espaço (daí o nome, MySpace) e pode então pesquisar os perfis de outros membros, quer para encontrar pessoas conhecidas que também tenham ali o seu espaço quer para fazer amizade com outras, mediante a aprovação por parte destas de um "pedido de amizade".
É-lhe ainda permitido enviar mensagens privadas, ou deixar comentários relativos ao conteúdo dos espaços de outros membros, sendo estes últimos públicos, e, como tal, visíveis por todos os visitantes.
Para manter a original apetência para os utilizadores ligados ao mundo da música, o MySpace permite a cada músico fazer o carregamento de até cinco músicas em formato MP3, que podem depois ser escutadas por todos os membros.
Em agosto de 2006 o MySpace ultrapassou os 100 milhões de utilizadores, chegando a atingir os 230 mil novos registos por dia.
Como referenciar: MySpace in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-11 19:45:43]. Disponível na Internet: