Nairobi


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Quénia, Nairobi situa-se no Sul do país, entre as cidades de Kampala e Mombaça. Fica a cerca de 1660 metros de altitude, junto ao limite leste do Grande Vale do Rift. É uma das maiores cidades africanas, com uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes (2007).

História e Monumentos Nairobi foi fundada em 1899, substituindo Mombaça como capital do Protetorado Britânico da África Oriental em 1905. Em 1899, os britânicos, que haviam iniciado a colonização do Leste de África, construíram aqui um estaleiro para a construção de caminhos de ferro, o que originou um rápido desenvolvimento do local. Foi declarada cidade em 1954 e permaneceu como capital após a independência do Quénia, em 1963.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Entre os seus principais pontos turísticos, merecem destaque o Parlamento, a Catedral da Sagrada Família, a Câmara Municipal e o Monumento Uhuru, construído em 1973 para comemorar a independência do Quénia e situado no parque com o mesmo nome. Possui diversos parques, entre eles o Central Park e o Parque Nacional, que atrai turistas de todo o mundo. Existem também o Museu Nacional do Quénia, o Museu Karen Blixen, o Arquivo Nacional e o Parque Safari, entre outros locais de interesse. A cidade é sede de duas agências das Nações Unidas dedicadas aos problemas do ambiente e das condições de vida das populações. Possui um aspeto dinâmico e moderno, com ruas largas e diversas praças.

Economia
As suas principais indústrias relacionam-se com vestuário, materiais de construção, produtos alimentares e tabaco. É também o centro de uma rica região agrícola (que inclui a produção de café, chá e a criação de gado). A principal geradora de emprego é a indústria ferroviária. A maior parte da população da cidade é constituída por migrantes que, vindos do interior do país, procuram trabalho nas indústrias ligeiras e no comércio. O turismo tem tido um crescimento assinalável, tornando-se numa das suas mais importantes fontes de rendimento. Muitas das sedes das maiores empresas africanas estão situadas em Nairobi e várias empresas e organizações internacionais têm ali escritórios, o que faz com que seja uma das cidades mais influentes de África.
Como referenciar: Nairobi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-06 06:21:18]. Disponível na Internet: