Namco

Empresa dedicada ao desenvolvimento de jogos de vídeo, fundada por Masaya Nakamura na cidade de Tóquio, Japão, em 1955. Tornou-se famosa ao lançar, em 1980, o célebre título "Pac Man".
Aquando da sua fundação, então com o nome Nakamura Manufacturing Ltd, dedicava-se ao fabrico de brinquedos como cavalos mecânicos, atividade que mantinha em 1971, quando alterou em definitivo a sua designação comercial para Namco.
Em 1974 adquiriu a divisão japonesa da empresa Atari e passou a dirigir a sua atenção para o mercado dos jogos de vídeo do tipo arcade. Com o lançamento de jogos como "Galaxian", em 1979, e "Pac Man" no ano seguinte, a empresa ganhou destaque e, em 1987, tornou-se a primeira do setor a desenvolver uma plataforma "multi-player" com o lançamento do "Final Lap", um jogo que permitia ligar em rede até quatro máquinas "arcade", tornando possível a competição entre 8 jogadores em tempo real.
Foi responsável ainda por títulos de sucesso como "Soul Calibur", "Tekken", e "Ridge Racer".
A 29 de setembro de 2005 uniu-se a uma outra empresa japonesa, a Bandai, para formar a Namco Bandai Holdings, tornando-se de imediato a terceira maior empresa produtora de jogos de vídeo do Japão.

Como referenciar: Namco in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-23 03:31:12]. Disponível na Internet: