Artigos de apoio

Narciso Miranda

Político português, José Narciso Rodrigues Miranda nasceu a 30 de julho de 1949, na localidade de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo.
Oriundo de uma família da qual faziam parte mais quatro irmãos, Narciso Miranda teve dificuldades em prosseguir os estudos, que na altura estavam ao alcance dos mais favorecidos. Ainda assim, os pais do político fizeram um esforço e frequentou a Escola Infante D. Henrique, em Viana. Mais tarde foi para um instituto, onde tirou um curso de desenhador de máquinas industriais, trabalhando, simultaneamente, numa fábrica, onde se insurgiu, pela primeira vez, contra o regime ditatorial da altura. Esta fase teve de ser interrompida quando Narciso Miranda foi chamado para cumprir o serviço militar. Esteve dois anos em Portugal e outros dois em Angola.
Regressou ao país em 1973 e foi pouco depois que entrou na política. Com 26 anos de idade concorreu às primeiras eleições autárquicas democráticas, como número dois da lista apresentada pelo Partido Socialista para a Câmara de Matosinhos.
A carreira de político teve o momento mais significativo quando, em 1977, chegou à presidência da Câmara Municipal de Matosinhos, onde, desde então, conquistou sucessivos mandatos, tornando-se ainda presidente da Federação do PS/Porto, cargo que manteve até 2002, altura em que foi substituído por Francisco de Assis. Ao fim de 28 anos, por razões pessoais e políticas, não concorreu às autárquicas e foi substituído no cargo por Guilherme Pinto, do Partido Socialista, vice-presidente da Câmara de Matosinhos.
<
Como referenciar: Narciso Miranda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-21 07:23:48]. Disponível na Internet: