Nascido para Ganhar

Drama norte-americano realizado em 2003 por Gary Ross. Intitulado originalmente Seabiscuit, contou com as interpretações de Tobey Maguire, Jeff Bridges, Chris Cooper, Elizabeth Banks, Gary Stevens e William H. Macy. O argumento foi escrito por Gary Ross, adaptando o livro Seabiscuit, An American Legend, best-seller de Laura Hillenbrand. Narra a história real de um cavalo de corrida chamado Seabiscuit, que se tornou famoso nos EUA na época da Grande Depressão, e dos três homens que viram a sua vida marcada por ele.
No início do século XX, Charles Howard (Jeff Bridges) passa de proprietário de uma pequena loja de bicicletas a grande magnatada indústria automóvel. Mas os carros que lhe deram o sucesso económico trouxeram-lhe também a perda mais dolorosa - o filho, morto num acidente de automóvel. A partir daí, a sua vida desmoronou-se. Tom Smith (Chris Cooper) é um cowboy que vê também a sua vida desmoronar quando o território que outrora cavalgara é retalhado com arame farpado e com linhas de comboio, tornando a sua profissão obsoleta. Johnny "Red" Pollard (Tobey Maguire) é um descendente de imigrantes irlandeses que são apanhados por tempos difíceis. Depois de ver a sua família perder tudo, tem que ganhar a vida a montar cavalos e a lutar boxe em condições muito difíceis. O destino vai acabar por juntar estes três homens maltratados pela vida. Nos anos 30, marcados por uma grande depressão económica, Tom Smith dedica-se a treinar um cavalo - Seabiscuit - com um defeito numa pata que não lhe conferia valor para as corridas. Charles Howard queria comprar um cavalo e apostou instintivamente em Smith, da mesma forma que este apostara em Seabiscuit. Os dois vão confiar no jovem jockey "Red" Pollard para montar o Seabiscuit e fazer dele um verdadeiro cavalo de corrida, apesar da sua pequenez e espírito indomável. Contra todas as previsões e probabilidades, o sucesso chega com diversas vitórias, mas o azar vai atingi-los novamente. Pollard tem um acidente que o deixa gravemente ferido e com poucas possibilidades de andar. Seabiscuit também vai ficar com um ferimento que o deixa impossibilitado de competir. Contudo, o que parecia quase impossível acontece: os dois recuperam juntos e conseguem participar numa última corrida, eles que já se tinham tornado heróis populares numa época em que os desfavorecidos se identificavam com a sua história de sofrimento e triunfo da vontade.
Nascido Para Ganhar é um filme sobre a nobreza de espírito e a luta contra a adversidade, muito bem filmado e montado. Obteve sete nomeações para os Óscares (Melhor Filme, Argumento Adaptado, Fotografia, Montagem, Direção Artística, Guarda-roupa e Som) e duas para os Globos de Ouro (Melhor Filme Dramático e Melhor Ator Secundário - William H. Macy).
A mesma história, mais ficcional, foi contada em The Story of Seabiscuit (1949), de David Butler.
Como referenciar: Nascido para Ganhar in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 13:49:07]. Disponível na Internet: