Nassau


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade das Bahamas, Nassau situa-se na ilha de New Providence, no oceano Atlântico. Fica a cerca de 300 km para sudeste de Miami, nos EUA. O seu clima é tropical. Possui uma população de aproximadamente 200 000 habitantes (2006).

História e Monumentos Nassau foi fundada pelos britânicos em meados do século XVII com o nome de Charles Town (em honra da restauração monárquica de Carlos II de Inglaterra). Em 1684 foi queimada pelos espanhóis, sendo reconstruída no ano seguinte com o nome atual, em honra do rei Guilherme III (originário da Casa de Orange-Nassau). Durante o século XVIII, a cidade tornou-se um importante refúgio para os piratas das Caraíbas, com destaque para o Barba-Negra. Os britânicos tiveram muitas dificuldades em estabelecer a ordem neste período e interferirem no poder dos piratas. Foi também durante este século alvo de diversas tentativas de ocupação por parte dos espanhóis. Em 1776, foi brevemente capturada e ocupada por revolucionários americanos. A Torre de Água e o Forte Charlotte constituem dois dos seus principais monumentos.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A sua beleza natural tornou-a um importante destino turístico, ainda por cima dada a proximidade da costa americana. Possui excelentes praias de areia branca e boas áreas de diversão e relaxe, com relevo para os casinos e a boa gastronomia. Merecem destaque alguns resorts de qualidade e dimensão mundiais. O seu aspeto global colorido funde a arquitetura colonial com o aspeto tradicional das Caraíbas. Um dos eventos mais conhecidos da cidade é o Junkanoo, um animado desfile de rua em que pessoas vestidas de forma vistosa cantam e dançam. Esta celebração ocorre a 26 de dezembro e 1 de janeiro. A cidade serviu ainda de cenário para alguns filmes do agente secreto 007.

Economia
A cidade é um polo económico e turístico de relevo. Possui um porto atrativo e dinâmico, assim como alguns mercados. Contudo, a sua principal fonte de rendimento e de emprego é o turismo, com todas as atividades que este dinamiza. A importância deste setor acentuou-se a partir do momento em que Cuba deixou de ser um destino de férias para a maioria dos norte-americanos.
Como referenciar: Nassau in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-21 22:16:01]. Disponível na Internet: