natação

Desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos. Como desporto de competição, teve início, no Japão, no ano de 36 a. C., e passou a figurar como atividade escolar a partir de 1603. Ao longo da Idade Média, na Europa, não foi praticado, devido ao receio de contrair doenças. Em Inglaterra, a natação surgiu no século XIX. Foi incluída nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, como modalidade masculina, e em 1912 como modalidade feminina.
Esta modalidade é das mais populares em todo o mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades, e é geralmente considerada das mais salutares.
Existem vários estilos de natação: bruços, mariposa, costas e crawl; pode-se também nadar em estilo livre. Em competição, as distâncias variam entre os 50 e os 1500 m. Há provas individuais e de estafetas. Existe ainda o tipo de natação conhecido como fundo, no qual são percorridos quilómetros, geralmente no mar. Uma das travessias mais conhecidas é a do Canal da Mancha.
Para além da natação pura desportiva, existem ainda outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades de natação: os saltos para a água, a natação sincronizada e o polo aquático, todas elas também modalidades olímpicas.
Como referenciar: natação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-18 22:18:33]. Disponível na Internet: