National Geographic

A revista mensal National Geographic foi lançada em outubro de 1888 pela National Geographic Society, uma associação de cientistas criada a 13 de janeiro desse ano nos Estados Unidos da América, com o objetivo de promover o conhecimento geográfico para todos. Gardiner Greene Hubbard foi o primeiro presidente da sociedade geográfica, sedeada em Washington.
A revista surgiu para ajudar a sociedade a atingir o objetivo de divulgar o conhecimento geográfico e tal intenção - de incentivar e difundir o conhecimento geográfico - vinha explicitada no primeiro exemplar. Para tal, a revista incluía memórias, relatórios, notas e correspondências relacionados com geografia.
A capa do exemplar número um era amarela e tinha uma espécie de caixilho, características que se mantiveram até hoje. Em abril de 1891, foi publicada a reportagem do geólogo Israel C. Russell sobre uma expedição ao Monte St. Elias, o ponto mais elevado na fronteira entre o Canadá e o Alasca. Esta expedição foi o primeiro patrocínio financeiro da sociedade.
Em 1897, após a morte de Hubbard, o seu genro Alexander Graham Bell passou a presidir a sociedade, e um dos seus objetivos foi criar uma revista que suportasse financeiramente a sociedade. Para isso, contratou Gilbert Hovey Grosvenor, que se tornou assim o primeiro funcionário a tempo inteiro da National Geographic Society. Grosvenor passou a ser editor-adjunto da revista em 1899, numa altura em que esta publicação tinha uma circulação de cerca de 2600 exemplares. Abandonou o cargo 55 anos depois, mas aí a circulação da revista já passava dos dois milhões de exemplares. Na viragem do milénio a revista, que já tinha várias edições em todo o mundo, era lida por cerca de dez milhões de pessoas, um sucesso que ajudou a sociedade a tornar-se a maior instituição científica do mundo sem fins lucrativos.
A National Geographic patrocinou cerca de sete mil projetos, edita livros científicos e revistas e tem um canal de televisão, onde passam documentários produzidos pela própria sociedade. Este canal está disponível em mais de cem países e conta com cerca de 90 milhões de telespectadores. Alguns milhares são portugueses que têm acesso ao canal através da TV Cabo.
A revista National Geographic passou a ter uma edição em português em abril de 2001, alcançando desde logo um grande sucesso junto de um público que já tinha por hábito comprar as versões norte-americana, francesa ou espanhola. O grosso da edição portuguesa é constituído por reportagens anteriormente publicadas na versão original, mas também surgem artigos escritos por autores portugueses.
Como referenciar: National Geographic in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-21 02:10:24]. Disponível na Internet: