Nayma

Manequim portuguesa, Nayma Mingas nasceu a 25 de janeiro de 1975, em Lisboa, mas com apenas um ano e meio de idade foi para Angola, onde ficou até aos 13 anos. Regressou, então, a Portugal devido aos afazeres profissionais do pai Rui Mingas, que na altura era embaixador de Angola.
Curiosamente, tinha por aspiração ser estilista, mas acabou por abraçar a carreira de manequim. Aos quinze anos, foi descoberta pelo manequim João Carlos numa festa de Carnaval. Nayma gostou da ideia de ser manequim e seguiu os conselhos do manequim, mas, nem tudo foi fácil, já que o pai reprovou a ideia. Assim, com a preciosa ajuda da irmã, Nayma inscreveu-se e frequentou o curso de modelo. Os primeiros tempos como modelo foram difíceis, mas conseguiu conquistar o seu lugar no mundo da moda portuguesa, onde hoje ocupa um lugar de destaque, sendo das manequins mais requisitadas. Em 1999, Nayma deu um outro rumo à sua vida ao arrancar com um novo projeto no mundo da moda. Trata-se de uma agência de manequins, a DXL, que abriu em parceria com o ex-modelo David Simões. A DXL foi criada após a saída de Nayma e de David Simões do elenco da Face Models, da estilista Fátima Lopes, de quem esta dupla durante alguns anos foi imagem da marca. Na DXL, Nayma trabalha com manequins de características invulgares, que fogem ao conceito estereotipado de beleza. A empresa também tem áreas vocacionadas para o estudo da imagem de personalidades e para promoções e publicidade. Naturalmente, continua a desempenhar o seu trabalho como modelo e aparece como cabeça de cartaz da sua própria agência.
Como referenciar: Porto Editora – Nayma na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-26 08:33:55]. Disponível em