Netscape Navigator

Nome do primeiro motor de pesquisa a usar um interface gráfico (GUI), posto à disposição do público em outubro de 1994, e apresentado oficialmente a 15 de dezembro de 1994, pela companhia Mosaic Communications.
Este programa eliminou a necessidade de aprender comandos complicados para poder aceder à Internet, oferecendo um interface gráfico orientado para o utilizador comum. Inicialmente chamado apenas "Netscape", o programa podia ser retirado da Internet e utilizado sem qualquer encargo para o utilizador; a companhia cobrava 39 dólares apenas no caso do programa se destinar a uso comercial.
Em finais de dezembro de 1994, a companhia mudou o nome de "Mosaic Communications" para "Netscape Communications Corporation", para evitar problemas legais com a Universidade de Illinois, então proprietária da marca registada Mosaic.
Desde então, o programa ganhou rapidamente a aceitação do público e, apenas um ano e meio depois de ser lançado, já era usado por quase 40 milhões de pessoas para explorar a web.
Como referenciar: Netscape Navigator in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-22 11:56:54]. Disponível na Internet: