Nêustria

Antigo reino franco governado pelos merovíngios, dinastia de monarcas francos que esteve no poder entre 481 e 751, descendentes de Merovech ou Merowig, que governou entre 448 e 458.
Correspondendo ao que é hoje o Norte de França, era composto pela região ocidental dos territórios francos, entre o Somme, o Mosa e o Loire. É criado quando, após a morte de Clóvis I, em 511, o reino se divide em Nêustria, Austrásia (com que faz fronteira a sul), Borgonha e Aquitânia (vizinhas a este).
O último rei merovíngio, Dagoberto I, sentiu já problemas de desagregação no seu reino, enquanto as famílias nobres viram aumentados os seus privilégios e património. Um destes nobres em ascensão foi Pepino de Herstal, que no final do século VII depôs a dinastia Merovíngia e deu início, com Pepino, o Breve, à dinastia Carolíngia, mudando o centro do império para a Austrásia.
Como referenciar: Nêustria in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 14:14:38]. Disponível na Internet: