Neve Campbell

Atriz canadiana, Neve Adrianne Campbell nasceu a 3 de outubro de 1973 em Guelph, Ontário. Filha de pai escocês e mãe holandesa, cedo descobriu o seu talento para a dança e aos seis anos já tinha aulas de ballet. Chegou a ingressar na Escola Nacional de Ballet do Canadá aos nove anos, porém, a sua ambição e desejo em prosseguir uma carreira nesta área saiu gorada depois de sofrer vários ferimentos que a impediram de continuar a viver esse sonho. Este fator levou-a a tentar seguir a profissão de atriz, tendo conseguido a sua primeira oportunidade em 1992 numa série televisiva intitulada Catwalk. O seu desempenho chamou a atenção da crítica, contudo, seguiram-se diversos papéis menores até à altura em que obteve o papel de Julia Salinger na série televisiva Party of Five (Adultos à Força, 1994), que se manteve no ar até 2000. Neste mesmo ano, estreou no cinema com um pequeno papel no filme de terror The Dark, que saiu diretamente para vídeo, e participou no telefilme I Know My Son Is Alive (Sei que o Meu Filho Está Vivo).
Participou depois no filme para adolescentes The Craft (O Feitiço, 1996), a que se seguiu o papel de protagonista no filme de terror Scream (Gritos, 1996), de Wes Craven, um enorme sucesso mundial que redefiniu o género de cinema para adolescentes. Participou também na sua sequela, Scream 2 (Gritos 2, 1997), também realizada por Wes Craven, que tal como o seu predecessor foi muito popular. Em 1998, entrou em três filmes muito diferentes entre si: o filme canadiano independente Hair Shirt; o drama histórico 54 e o thriller Wild Things (Ligações Selvagens), ao lado de Denise Richards. No ano seguinte, participou na comédia romântica Three to Tango (Um Encontro a Três), com Matthew Perry e Dylan McDermott, e em 2000 voltou a interpretar o papel de Sidney Prescott em Scream 3 (Gritos 3).
Protagonizou depois The Company (A Companhia, 2003), realizado por Robert Altman, sobre o mundo dos bastidores da dança, e em 2004 fez o papel de uma mulher que explora os limites do seu poder sexual e intelectual no filme When Will I Be Loved e participou no thriller de Michael Haussman Blind Horizon (O Assassino do Presidente), ao lado de Val Kilmer, Sam Shepard e Faye Dunaway, entre outros.
Como referenciar: Neve Campbell in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 15:41:11]. Disponível na Internet: