Newsgroups

O mesmo que fórum, ou grupo de discussão online. Na Internet existem milhares de newsgroups que cobrem os mais variados temas e nos quais é possível partilhar opiniões e ficheiros com pessoas que comunguem dos mesmos interesses.
Os newsgroups apareceram em 1979, ao ser criada uma rede de computadores mundial para o efeito, a Usenet.
A Usenet foi idealizada pelos então estudantes Jim Ellis e Tom Truscott da universidade americana Duke University.
Os newsgroups são organizados de acordo com uma estrutura hierárquica, sendo nomeados através de um sistema de categorias e sub-categorias, da mais geral para a mais específica.
Assim, no caso do newsgroup "comp.software.shareware.authors", a organização é feita desde o tema geral "computadores" (comp), até ao mais específico "autores" (neste caso, autores de software em regime de shareware).
O cabeçalho "comp" é um dos mais comuns em newsgroups, e é normalmente dedicado a discussões relativas a software e hardware; mas existem muitos outros, como: "sci", devotado à discussão científica; "soc", para assuntos sociais e culturais; "rec" para tópicos recreativos como a música os jogos e os desportos; "alt", para newsgroups que não são "moderados", ou seja, cujas mensagens não são verificadas (e se necessário censuradas).
Para ver e colocar mensagens num newsgroup, é necessário um news reader, um programa que conecta o computador a um servidor de notícias (news server Jim Ellis e Tom Truscott) na Internet.
Como referenciar: Porto Editora – Newsgroups na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-27 11:39:51]. Disponível em