Nick Drake

Cantor folk-rock inglês nascido a 19 de junho de 1948, em Rangoon, Birmânia. A sua carreira ficou marcada pela relutância em atuar ao vivo e, ironicamente, foi durante um concerto em Cambridge, em 1968, que seria descoberto por uma editora. A sua estreia acontece em 1969, com Five Leaves Left, o primeiro álbum de uma série de três (Bryter Later, 1970; Pink Moon, 1972). Todos estes trabalhos têm pontos em comum: refletem uma sonoridade que remete para uma atmosfera misteriosa, com toques de barroco; letras económicas, melancólicas e melódicas, interpretadas por uma voz calma e bem medida, porém, nenhum dos trabalhos teve sucesso comercial.
Consequentemente, Drake mergulha numa depressão profunda, da qual nunca mais conseguiria sair. Acabou por falecer a 26 de novembro de 1974, vítima de uma overdose de antidepressivos.
Todo o reconhecimento que não teve durante a sua curta vida viria mais tarde a título póstumo. Nick Drake tornou-se num mito, um cantor de culto, um talento único, que, no entanto, passou despercebido na sua época.
Como referenciar: Porto Editora – Nick Drake na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-11-29 23:58:49]. Disponível em