Nicolau Copérnico

Astrónomo polaco, nasceu em 1473, em Torun (Polónia), e morreu em 1543, em Frauenburg, tendo criado nesta cidade um observatório astronómico (denominado Curia Copernica). Era filho de um abastado mercador e estudou matemática e astronomia com Brudzewo na Universidade de Cracóvia.

Depois destes estudos foi para Itália, onde lecionou matemática entre os anos de 1496 e de 1501 em Bolonha e em Roma. Em 1504 doutorou-se em medicina em Ferrara, tendo depois regressado à Polónia. Entre 1505 e 1611 viveu no castelo de Heilsberg com o seu tio e entre 1517 e 1522 dedicou-se a atividades diversas que se estenderam da administração de propriedades à representação política.
Copérnico demonstrou a existência de dois movimentos dos planetas (sobre si mesmos e em torno do Sol). Alguns meses antes de morrer, saiu das prensas de Nuremberga o seu célebre trabalho Das Revoluções dos Corpos Celestes (ou De revolutionibus orbium coelestium libri VI), tendo-o dedicado ao papa Paulo III. Copérnico acreditava que o Sol, e não a Terra, estava no centro do Sistema Solar, opondo-se assim às doutrinas sustentadas pela Igreja do seu tempo e à Física de Aristóteles, por ela sustentada.

Esta obra foi contudo salvaguardada inicialmente pelo prefácio de Andreas Osiander, que dizia ser o conteúdo apenas uma exposição de um método matemático que poderia auxiliar no cálculo das posições planetárias, que poderia ser falível, e não uma teoria incontestável. Durante trinta anos desenvolveu estudos sobre hipóteses segundo as quais a rotação e o movimento orbital da Terra seriam responsáveis pelo movimento aparente dos outros corpos celestes.

Os problemas com a Igreja Católica advieram das ilações de cariz filosófico retiradas por Giordano Bruno, um antigo frade dominicano queimado pela heresia panteísta dos seus pensamentos. Outra obra relevante deste astrónomo é a Dissertatio de optima monetae cudendade ratione, de 1526.
Como referenciar: Nicolau Copérnico in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 13:51:26]. Disponível na Internet: