Nictagináceas

Família de dicotiledóneas que inclui cerca de 30 géneros e 350 espécies. São plantas herbáceas, arbustivas ou arbóreas.
As Nictagináceas (Nyctaginaceae) distribuem-se por regiões tropicais e sub-tropicais.
As suas folhas são simples, inteiras, peninérveas e, normalmente, opostas. As flores são solitárias ou agregam-se em inflorescências, terminais ou axilares, tipo cimeira, panícula, espiga ou umbela. São, na sua maioria, hermafroditas, actinomórficas, frequentemente associadas a brácteas sepaloides ou petaloides. O perianto é petaloide, geralmente constituído por cinco tépalas unidas, formando um tubo distinto. Normalmente, com cinco estames, livres ou parcialmente soldados, e um único carpelo. O ovário é súpero, com um só óvulo.
O fruto é um aquénio ou noz.
Vários géneros da família das nictagináceas, como a Bougainvillea, a Mirabilis e a Abronia, são cultivados como plantas ornamentais. A Bougainvillea glabra, por exemplo, popularmente conhecida por buganvília, três-marias ou flor-de-papel, é uma espécie ornamental que pode atingir os 15 m de altura e floresce praticamente durante quase todo o ano.
Como referenciar: Porto Editora – Nictagináceas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-17 15:34:05]. Disponível em