Nigel Short

Jogador de xadrez, Nigel Short nasceu a 1 de junho de 1965, na Grã-Bretanha, e desde muito novo foi considerado um prodígio no xadrez. Com apenas doze anos participou pela primeira vez nos campeonatos britânicos e, dois anos depois, com catorze, Short conseguiu alcançar o primeiro lugar. Tornou-se no mais jovem jogador a obter o título de mestre internacional, em 1980, com somente quinze anos. No campeonato do mundo de juniores desse ano só perdeu para o russo Gary Kasparov.
Depois disso, sagrou-se campeão britânico da modalidade nos campeonatos de 1984, 1987 e 1991. Presença regular nos campeonatos do mundo desde 1985, Nigel Short conseguiu arrecadar várias vitórias. Em 1988 atingiu o 3.º lugar do ranking mundial mas foi surpreendentemente derrotado pelo seu compatriota Briton Speelman nas eliminatórias do torneio mundial. Nigel Short apostou num novo assalto ao título mundial em 1991, mas foi 1993 que esteve mais perto de o obter, perdendo a final disputada em Nova Iorque para o seu rival Kasparov, depois de derrotar o holandês Jan Timman na eliminatória de acesso. No seu currículo contam-se dezenas de vitórias em torneios internacionais.
Como referenciar: Porto Editora – Nigel Short na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-16 22:36:21]. Disponível em