Nine Inch Nails

Banda norte-americana formada em Cleveland, no ano de 1988. Os Nine Inch Nails surgem como a celebração dos dons criativos de Trent Reznor, o seu compositor e mentor maior. Apelidado por muitos como um músico requintado e criador de sonoridades caóticas inspiradas pelas mais poderosas referências do estilo industrial, Reznor conseguiu com os Nine Inch Nails um reconhecimento quase unânime e raro para as criações dentro do género. Pretty hate machine, lançado em 1989, levou a música e os versos de Reznor pela primeira vez aos lugares cimeiros dos tops. Em 1991, e depois de participarem no primeiro Festival de Lollapalooza, conseguiram por fim reunir uma considerável legião de fãs. O EP "Broken", editado em 1992, sublinhou a aceitação maciça dos sons da máquina sonora de Reznor, ao entrar diretamente para os 10 primeiros lugares da tabela da Billboard. The downward spiral, editado em 1994, confirmou uma vez mais o poderio poético do líder dos NIN. O ano de 1994 ficou ainda marcado pelo trabalho de produção de Reznor na banda sonora do filme Natural Born Killers (Assassinos Natos) de Oliver Stone. Um ano depois, os Nine Inch Nails apareceram novamente como produtores de uma banda sonora, então do filme The Crow (O Corvo), que eternizou a última atuação no cinema de Brandon Lee. Reznor continuou a colaborar com o mundo da Sétima Arte três anos mais tarde, quando produziu a banda sonora de Lost Highway (Estrada Perdida) de David Lynch. Foram depois necessários dois anos até que os NIN voltassem em disco e só em 1999 é que apareceu The Fragile, um álbum duplo que registou de uma forma poética, e ao mesmo tempo possante, a força das composições de Reznor. O disco entrou diretamente para o primeiro lugar da tabela americana e alcançou mais tarde o duplo disco de platina nos Estados Unidos. Em 2000 apareceu no mercado Things falling apart, um EP que registou novas e desconhecidas impressões sobre o álbum editado um ano antes. Um ano mais tarde chegou Nine Inch Nails: And All That Could Have Been, um disco gravado ao vivo durante a digressão americana de 2001.
A banda retomou o trabalho de estúdio em 2005, editando With Teeth, um novo registo de originais e, no ano seguinte, lança o EP Every day is exactly the same.
Como referenciar: Nine Inch Nails in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-12 04:29:58]. Disponível na Internet: