Nirvana

Grupo norte-americano, considerado um dos expoentes máximos do grunge rock, formou-se em Aberdeen, no estado de Washigton (EUA), em dezembro de 1987, por Kurt Cobain e Chris Novoselic.
O primeiro álbum, Bleach (1989), revelou desde logo um estilo que combinava guitarras estridentes, vozes arranhadas e uma sensibilidade melodiosa. A formação para este álbum foi composta por Kurt Cobain, Chris Novoselic e Chad Channing, o bateria original da banda.
O segundo trabalho, Nevermind (1991), já com Dave Grohl, novo baterista, abriu-lhes as portas do sucesso. Editado pela Geffen Records e produzido por Butch Vig, foi número um em vários países do Mundo, entre eles os EUA, e entrou no top 10 do Reino Unido. Foi aclamado pela crítica e considerado por muitos especialistas como um dos álbuns da década. O vídeo de "Smells Like Teen Spirit" - tema que Kurt disse ser sobre a apatia da juventude - transmitiu toda a energia patente no som do grupo. Outros álbuns do grupo: Incesticide (1992),uma compilação de raridades; In Utero (1993), com temas como "All Apologies" e "Rape Me"; dois registos ao vivo, editados após o fim do grupo: Unplugged, concerto acústico para a estação de televisão MTV; From The Banks Of The Wishkah, compilação de temas gravados ao vivo durante o período 1989-1994.
Em 24 de fevereiro de 1992, Kurt Cobain casou com Courtney Love, a controversa vocalista do grupo Hole e atriz em Larry Flynt. No mesmo ano, nasceu a sua filha, Frances Bean Cobain.
Em meados dos anos 90 começaram os rumores acerca do envolvimento de Kurt nas drogas e consequentes conflitos no seio da banda. A tournée europeia de 1994 incluiu Portugal, a 6 de fevereiro, no Pavilhão do Dramático de Cascais. Muitos concertos agendados para março do mesmo ano foram cancelados devido à debilidade física de Kurt Cobain. A 5 de abril, cometeu o suicídio na sua casa, em Seattle.
Com o fim dos Nirvana, Dave Grohl formou os Foo Fighters e Chris Novoselic, os Sweet 75.
Em 2003, foi editada a compilação Nirvana. O alinhamento do disco era composto pelas mesmas gravações de algumas faixas dos álbuns anteriores, com uma novidade, o single "You Know You're Right", tema inédito da banda e que foi gravado pouco tempo antes do suicídio de Kurt Cobain. O aparecimento deste single em grande escala, nas rádios e televisões, ressuscitou uma banda mítica e, por momentos, afastou os fantasmas contidos de um mito inacabado.
Como referenciar: Nirvana in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 09:05:04]. Disponível na Internet: