Norman Foster

Arquiteto inglês, Sir Norman Foster nasceu em Manchester em 1935. Formou-se na Escola de Arquitetura da Universidade de Manchester, em 1961, e recebeu uma bolsa para a Universidade de Yale nos Estados Unidos da América, onde se doutorou em Arquitetura. Nesta Universidade conheceu Richard Rogers, um dos autores do célebre centro cultural Centre Georges Pompidou em Paris (1977), com quem fundou o atelier Team 4, vindo a separar-se deste arquiteto em 1967 quando estabeleceu a Foster Associates.
A sua obra caracteriza-se pela utilização de soluções tecnologicamente inovadoras e uma atenção extrema em todos os pormenores. A utilização de sistemas construtivos semelhantes aos utilizados na indústria pesada ajuda a conferir um carácter tecnológico ou "high tech".
Foster é um dos mais prestigiados arquitetos do mundo que na sua fase mais recente vem produzindo edifícios emblemáticos em várias grandes cidades da Europa, EUA ou Hong Kong, onde se encontra a sua obra mais mediática, o Hong-Kong and Shanghai Bank (1979 -86), uma enorme de torre de estrutura metálica que se transformou numa referência desta cidade.
Em 1999, inaugurou-se o novo Parlamento Alemão em Berlim de sua autoria. Nesse ano é-lhe também atribuído o Prémio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. Em 2004, o edifício 30 St. Mary Axe, em Londres, por si concebido foi alvo do prémio Stirling, atribuído pelo Royal Institute of British Architects (RIBA).
Como referenciar: Norman Foster in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 15:43:33]. Disponível na Internet: