Norman Levi Bowen

Químico e geólogo canadense, nascido em 1887, em Kingston, e falecido em 1956, em Washington. Notabilizou-se pelas suas pesquisas sobre as origens e a formação das rochas ígneas, formadas no interior da Terra a elevadas temperaturas. Especializado em química, mineralogia e geologia, o seu primeiro trabalho de grande importância foi uma série de estudos petrológicos experimentais, em 1915. Publicou no mesmo ano o seu primeiro livro The Later Stages of the Evolution of the Igneous Rocks. Foi professor de mineralogia na Queen's University e desenvolveu estudos sobre os sistemas de silicatos, compostos de oxigénio e silício que integram a maioria das rochas na crosta terrestre. O seu último livro, The Evolution of the Igneous Rocks, foi publicado em 1928 e revelou-se de grande influência nos estudos de petrologia.
Bowen foi o cientista que primeiro compreendeu a importância da diferenciação magmática. Segundo o geólogo existem duas séries de reações que se designam por série dos minerais ferromagnesianos (ou série descontínua) e série das plagioclases (ou série contínua).
Como referenciar: Norman Levi Bowen in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-26 18:53:23]. Disponível na Internet: