Norte e Sul

A mini-série histórica norte-americana Norte e Sul estreou nos Estados Unidos da América em 1985. Os primeiros seis episódios passaram, a partir de novembro desse ano, no canal ABC e o restante grupo de seis foi para o ar a partir de maio de 1986.
Realizada por Richard T. Heffron e Kevin Connor e com argumento de Paul F. Edwards e Patricia Green baseado num livro de John Jakes, a série conta a história de dois amigos, um do Norte e outro do Sul, que tentam manter a sua amizade apesar da guerra civil que dividiu os Estados Unidos no século XIX. George Hazard, interpretado por James Read, é proveniente de uma família rica da Pensilvânia e Orry Man, interpretado por Patrick Sawayze, é de uma família que tem uma plantação no sul do país, onde ainda existem escravos. Os dois conheceram-se no tempo da escola em West Point, mas a hostilidade crescente entre o Sul e o Norte acaba por os colocar em lados opostos na Guerra Civil.
A série começa em 1842, quando os dois se conhecem na escola. Já bastante amigos, acabam por combater juntos na guerra com o México.
Os dois passam a tomar conta das fortunas das respetivas famílias, mas as relações entre ambos começam a esfriar quando a irmã de George, Virgilia, interpretada por Kirstie Alley, faz um discurso abolicionista que deita abaixo os ideias de Orry e dos sulistas. Tudo piorou quando ela ajuda a libertar um escravo do sul e acaba por casar com ele.
As relações entre as duas famílias só começaram a melhorar quando o irmão mais novo de George e um primo de Orry concluem os estudos também em West Point. Mas com o início da Guerra da Secessão, cada um acaba por tomar partidos diferentes e combater pelo seu lado.
George, em determinada situação, acaba por trair o seu próprio exército para ajudar a libertar o seu amigo Orry, que tinha sido aprisionado. Mais tarde, viria a ser Orry a salvar George de uma prisão sulista.
Houve ainda uma terceira série, que incidiu basicamente no período da reconstrução no pós-guerra, mas sempre à volta das duas famílias.
O primeiro grupo de episódios demorou mais de dois anos a ser feito, tendo havido cinco meses de filmagens em cinco estados norte-americanos. O elenco foi composto por cerca de 140 pessoas, havia 8700 peças de vestuário e 15 000 cenários.
O elenco, para além de Patrick Swayze, James Read e Kirstie Alley, incluía nomes como Loyd Bridges, Lesley-Anne Down, Olivia de Havilland, Linda Evans, Gene Kelly, Robert Mitchum, James Stewart, Elizabeth Taylor e Forest Whitaker.
Como referenciar: Norte e Sul in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-29 02:33:51]. Disponível na Internet: