Nouakchott


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Mauritânia, Nouakchott situa-se na costa atlântica, na parte mais ocidental do país, bordejada pelo deserto do Sara. Tem cerca de 480 000 habitantes (2006), embora este valor flutue bastante em consequência das características nómadas de parte da população.

História e Monumentos Nouakchott começou por ser uma pequena vila piscatória, tendo sido escolhida para capital do país - em 1962 - devido ao seu clima moderado e localização central. Antes da independência, o país não possuía capital, integrando a África Ocidental Francesa. Foi construída durante os anos 50 e alargada na década de 70 por uma enorme "cidade de tendas" que albergava mais de 300 000 refugiados das áreas rurais, facto que veio desenvolver a cidade e torná-la muito mais populosa.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Nouakchott é uma atraente cidade de casas com telhado plano, largas ruas arenosas e belas mesquitas, funcionando frequentemente como interface entre os mauritanos citadinos e os numerosos habitantes nómadas do país. Possui poucos edifícios altos e desenvolve-se a partir de uma grande avenida cheia de árvores, que liga o aeroporto ao centro da cidade. Outras ruas importantes têm o nome de notáveis dos anos 60 como a Avenida de Gaulle, a Avenida Kennedy ou a Avenida Lumumba. Como principais pontos turísticos, merecem destaque duas mesquitas (uma oferecida pela Arábia Saudita, no centro da cidade, e outra marroquina) e a Catedral de S. José (católica). A cidade possui ainda o Museu de Nouakchott, a Biblioteca Nacional, diversos mercados e várias praias. Existe artesanato à venda em diversos mercados, mas os preços são elevados. Apesar dos problemas sociais patentes, é uma cidade calma e segura.


Economia
É o centro administrativo e económico da Mauritânia. A sua principal área industrial situa-se perto do porto e contém uma central elétrica e o primeiro complexo de dessalinização a ser construído em África, que converte a água do mar em água potável. Esse porto foi aumentado na década de 70. É uma cidade bastante cara para os padrões africanos. É servida por um aeroporto internacional.
Como referenciar: Nouakchott in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 19:35:31]. Disponível na Internet: