nova lira turca

A nova lira turca é a moeda oficial da Turquia e tem por símbolo YTL e por código TRY.
A grave inflação que afetou a Turquia ao longo de décadas, designou a criação de moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 novos kurus e de uma nova lira. A nova lira entrou em vigor a 1 de janeiro de 2005, é emitida pelo Banco Central da República Turca e a designação “nova” teve desde logo fim anunciado para 1 de janeiro de 2009, dia do regresso à denominação simples de lira.
Todas as moedas são circulares e exibem retratos de Mustafa Kemal Ataturk, fundador da República da Turquia e seu primeiro presidente. As moedas de 50 kurus e de uma lira são compostas por metais de duas cores e são muito parecidas, respetivamente, com as moedas da União Europeia de um e dois euros. Quanto às notas, foram lançadas as de 1, 5, 10, 20, 50 e 100 novas liras e todas elas também incluem imagens de Mustafa Kemal Ataturk em várias fases da sua vida, assim como imagens de monumentos e edifícios e lugares emblemáticos da Turquia.
A nova lira turca tomou o lugar da lira, que desde os anos 1970 vinha sendo afetada pela inflação crónica existente na Turquia, que chegava em média aos 38 por cento anuais. Em finais da década de 60, nove liras bastavam para comprar um dólar norte-americano, mas em 2001 já eram precisas 1 650 000 liras para comprar o mesmo dólar.
Assim sendo, em dezembro de 2003, a Assembleia Nacional da Turquia aprovou uma lei que permitiu a remoção de seis zeros à moeda nacional turca, criando assim a nova lira. Uma nova lira era equivalente a um milhão de liras antigas.
A lira havia surgido na Turquia na época do Império Otomano e inicialmente era divisível em cem piastras, então a principal moeda da região. Posteriormente assumiu o seu lugar enquanto principal moeda do império e, depois, da República da Turquia
A nova lira é também a moeda oficial da República Turca do Norte do Chipre.
Como referenciar: nova lira turca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-17 13:48:26]. Disponível na Internet: