número (gramática)

Tipo de informação morfológica, transmitida por um morfema específico em cada língua, que comporta distinções entre singular/ plural, contável/ não contável (ou massivo), e que afeta nomes, adjetivos, determinantes, pronomes e verbos.
Em português, a distinção de número apresenta apenas dois valores, singular e plural, e é antes de mais estabelecida pelo artigo definido <o/os>, únicos responsáveis pela quantificação de palavras ditas invariáveis como <o cais/ os cais>, <o atlas/ os atlas>. Além do artigo, a informação de número é dada, ao nível da flexão nominal (que afeta nomes e adjetivos), pela oposição privativa dos morfema afixos <-ø/-s>, presente nos pares <indivíduo/ indivíduos>, <copo/ copos>.
Ao nível da flexão verbal para todos os tempos exceto o Pretérito Perfeito simples, a oposição singular/plural estabelece-se através de morfemas que distinguem as três primeiras pessoas das três últimas pessoas gramaticais do sistema verbal, da seguinte forma: <escrevo, escreves, escreve> (singular: -ø, -s, -ø)/ <escrevemos, escreveis, escrevem> (plural: - mos, -is, -m).
Como referenciar: número (gramática) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-16 02:55:55]. Disponível na Internet: