Nuno Marques

Tenista português, Nuno Miguel Bacelar Vasconcelos Marques ganhou notoriedade internacional no mundo do ténis bastante cedo. O jogador português, nascido a 9 de abril de 1970, no Porto, tornou-se profissional com apenas 15 anos e desde logo, nos meios da modalidade, foi considerado um jovem esquerdino com talento inato e capaz de chegar ao topo mundial. Aos 16 anos já passava a maior parte do seu tempo a disputar torneios no estrangeiro, impressionando pelo seu jogo bastante ofensivo.
Contudo, na sua passagem a sénior, Nuno Marques estagnou a sua progressão nas proximidades do lugar número 100 do ranking ATP (Associação de Tenistas Profissionais). O fator psicológico era o principal adversário do talento de Nuno Marques e, talvez, aquilo que impediu o português de entrar na elite mundial, como lhe tinham augurado os especialistas da modalidade.
Em 1995, ganhou o open dos Açores e entrou pela primeira vez no top 100 da tabela mundial, atingindo o 86.º lugar, o seu máximo pessoal. O melhor ranking que alcançou na variante de pares foi o 58.º, em abril de 1997. Juntou também vários títulos de campeão nacional ao seu palmarés, cotando-se como um dos melhores (se não o melhor) tenistas portugueses de sempre.
Como referenciar: Nuno Marques in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-25 15:15:56]. Disponível na Internet: