O Dueto da Corda

Comédia musical norte-americana realizada por John Landis em 1980, The Blues Brothers foi interpretado por John Belushi, Dan Aykroyd, James Brown, John Candy e Ray Charles, entre muitos outros. O argumento foi escrito por John Landis e Dan Aykroyd.
O filme expande o show das duas personagens (criadas por John Belushi e Dan Aykroyd) que formaram uma banda intitulada "The Blues Brothers" para o famoso programa cómico da NBC Saturday Night Live e que se estreou numa emissão a 22 de abril de 1978. Joliet Jake (John Belushi) e Elwood (Dan Aykroyd) são os "Blues Brothers", dois brancos de alma negra que se vestem com fatos e óculos a condizer com o seu estilo cool. Elwood vai buscar o irmão à prisão (onde se encontrava preso por assalto à mão armada), mas irrita-o desde logo ao fazê-lo num carro que não o seu Cadillac de estimação (o "Bluesmobile" do duo que Elwood tinha trocado por um microfone). Ficam então a saber que o orfanato onde passaram a infância será deitado abaixo se não for paga em tempo útil uma taxa imobiliária. Depois de participarem numa cerimónia evangélica, têm uma epifania e pensam em angariar os fundos necessários através de uma tournée da sua lendária banda de rhythm and blues. Os dois irmãos iniciam então uma jornada para tentar convencer os membros da banda a voltarem a reunir-se para conseguir o dinheiro necessário para esse efeito. Pelo caminho, vão acontecendo números musicais espontâneos e vão também fazendo alguns inimigos, designadamente um grupo neonazi e uma banda de música country. Vão acontecendo também espetaculares perseguições de automóveis (incluindo mirabolantes acidentes). O filme culmina com um concerto ao vivo que é aberto por Cab Calloway e onde os Blues Brothers também atuam. Segue-se uma nova e inolvidável perseguição automóvel onde os irmãos tentam entregar o dinheiro conseguido para pagar a dívida que permita salvar o orfanato.
O filme combina o excelente sentido de humor da dupla protagonista com sequências de ação estrondosas e outras de uma comicidade anárquica, pelo meio de números musicais de diversas lendas da música soul. O incrível elenco de atores convidados inclui nomes como Carrie Fisher, Aretha Franklin, Steven Spielberg, John Candy, Twiggy, Frank Oz e John Lee Hooker, entre outros.
A morte de John Belushi em 1982 impediu uma verdadeira sequela do filme, mas em 1998 surgiu Blues Brothers 2000, novamente realizado por John Landis, com John Goodman a contracenar e a cantar com Dan Aykroyd.
Como referenciar: O Dueto da Corda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 05:53:43]. Disponível na Internet: