Artigos de apoio

O Fantasma da Ópera

Drama musical norte-americano realizado em 2004 por Joel Schumacher, Andrew Lloyd Webber's The Phantom of the Opera foi interpretado por Gerard Butler, Emmy Rossum, Patrick Wilson, Miranda Richardson, Minnie Driver, Ciaran Hinds e Simon Callow. Produzido por Andrew Lloyd Webber, o argumento foi escrito por Webber e Joel Schumacher, baseado no romance clássico do escritor francês Gaston Leroux. A música foi composta por Andrew Lloyd Webber e a fotografia é de John Mathieson.
Conhecido do público como um musical de grande sucesso popular, teve várias adaptações ao cinema, tratando-se de uma fábula que conta a história passada em Paris, em 1870, de um homem desfigurado (Gerard Butler) que é um génio musical e leva uma vida isolada nas catacumbas da Ópera de Paris. Por ser uma figura misteriosa e quase mítica, é chamado de fantasma e causa medo e fascínio a todos aqueles que trabalham e frequentam a ópera. Entretanto, uma nova companhia de teatro instala-se e quando a diva temperamental La Carlotta (Minnie Driver) abandona o ensaio da mais recente produção da companhia, os novos gerentes do teatro, Firmin e André, não têm outra escolha se não colocar Christine (Emmy Rossum) como protagonista. Christine é uma jovem corista órfã de um grande músico que também foi criada nos arredores da Ópera por Madame Giry (Miranda Richardson). A sua noite de estreia encanta o público e também o fantasma. Christine reencontra a sua paixão de infância, Raoul, Visconde de Chagny (Patrick Wilson), agora o novo patrono da ópera. Na mesma noite, Christine faz uma descoberta: o fantasma afinal existe e oferece-se para lhe dar lições de canto e fazer dela a nova estrela da Ópera, acabando aos poucos por se apaixonar por ela. Só a mestre de ballet Madame Giry sabe que o misterioso anjo da música de Christine é, na verdade, o fantasma, que assombra as catacumbas do teatro aterrorizando todos os artistas que aí trabalham. Apesar de se sentir enfeitiçada pelo seu carismático mentor, tudo corre bem até ao momento em que revive com Raoul um grande amor, o que provoca a ira do fantasma, que o entende como uma traição. Isto gera terríveis consequências: o ciúme violento e o amor obsessivo quase matam Christine. Fica assim definido o cenário para o desenrolar deste triângulo amoroso: Christine, a bela e angelical menina de 16 anos que se vê dividida entre o amor que sente por Raoul e a ambígua gratidão e encanto que sente pelo fantasma, cuja aparência ela desconhece, mas que tem sido seu mestre misterioso na arte da música.
O filme recebeu três nomeações para os Óscares nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Direção Artística e Melhor Canção Original ("Learn to Be Lonely").
<
Como referenciar: O Fantasma da Ópera in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-06-20 01:21:55]. Disponível na Internet: