O Meu Pé de Laranja Lima

Romance de José Mauro Vasconcelos, publicado em 1968, é a obra mais conhecida do escritor e constitui uma referência na literatura infanto-juvenil brasileira.

O Meu Pé de Laranja Lima narra a história de Zezé, um menino de seis anos, inteligente, sensível e carente, que mora nos arredores da cidade do Rio de Janeiro, e cujo pai se encontra desempregado, ficando a mãe a sustentar a casa. Zezé faz várias asneiras e traquinices, sendo portanto sucessivas vezes castigado.
Vivendo num ambiente pobre, solitário e duro, Zezé procura refugiar-se num mundo de fantasia, imaginando animais e árvores com vida. A partir da sua imaginação, o rapaz cria amizade com um pé de laranja lima, que se encontrava nas traseiras da casa nova, e que se torna o seu grande confidente.

Zezé encontra ainda ternura e afeto, de que tanto necessitava, em Manuel Valadares, o Portuga, um velho rico e solitário, que torna mais feliz a vida da criança.

O romance foi adaptado para várias novelas televisivas e cinema.

Como referenciar: O Meu Pé de Laranja Lima in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 10:38:42]. Disponível na Internet: