O Polvo

Série televisiva policial italiana, La Piovra estreou na RAI em 1984. Realizada por Damiano Damiani, esteve em exibição durante oito temporadas.
Corrado Cattani (Michele Placido) é um comissário da polícia cuja vida é dedicada a combater a máfia italiana, conhecida como La Piovra. Com música do compositor Ennio Morricone, a série tem um ambiente dramático e triste, muito devido à tragédia que se abate sobre a personagem principal. A sua vida familiar é um caos, pois Cattani não consegue perdoar a mulher pela infidelidade cometida 13 anos antes, muito devido à incerteza em relação à paternidade da sua filha de 12 anos, que ele adora. Após o comissário local de uma pequena cidade na Sicília ser assassinado pela máfia, Cattani ocupa o seu lugar e procura investigar o caso, ao mesmo tempo que se apaixona por uma condessa de 22 anos cuja mãe se suicidou na mesma noite em que o comissário foi morto. Cattani começa a perceber que por baixo de várias atividades legais, existe uma rede de tráfico de droga. Mais tarde, a sua mulher sai de casa levando consigo a sua filha, que fica de coração despedaçado por se afastar do pai.
Na sequência de Cattani montar uma armadilha para apanhar os criminosos, é alvo de ameaças e a sua filha é raptada. Cattani desiste das investigações para salvar a filha, contudo, esta é violada e fica traumatizada. Cattani jura então vingar-se dos seus inimigos mafiosos. Mesmo vendo a própria família destruída pelos implacáveis criminosos, Cattani não desiste da sua missão de os destruir e continua a lutar de forma intrépida pelo seu objetivo. Mais tarde, a obsessão do comissário na luta contra uma organização poderosa tem consequências muito graves. Acaba por ficar devastado pela morte da mulher e da filha, contudo, com a ajuda de um amigo, recupera a sanidade mental e retoma a sua luta contra a máfia. Na quarta temporada, Cattani morre e as temporadas seguintes seguem a história com outras personagens, incluindo uma juíza.
Para além de Michele Placido, o resto do elenco é composto por Giuliana de Sio, Alain Cuny, Francisco Rabal, Marie Laforêt, Luigi De Filippo, Cyrus Elias, Franco Trevisi, Paul Guers, François Périer e Lino Capolicchio, entre outros.
Em Portugal, a série faz muito sucesso durante a sua exibição na RTP. Foi depois reposta na RTP 2, canal que exibiu as oito séries completas.
Como referenciar: O Polvo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 11:10:42]. Disponível na Internet: