oceano

Conjunto das águas salgadas à superfície da Terra. Os oceanos cobrem cerca de 362 000 000 km2, estendendo-se por cerca de 71% da área da Terra.

O imenso oceano terrestre encontra-se dividido num número de importantes oceanos - e de outras regiões mais pequenas como os mares, os golfos e os estreitos - delimitados por terra (continentes e arquipélagos) e por fronteiras topográficas submarinas, estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Criada em 1921, esta entidade tem como principais objetivos a promoção da segurança da navegação e a proteção do ambiente marinho.
Os três principais oceanos são o Pacífico, o Atlântico e o Índico. Uma parte das águas destes oceanos constituem, por sua vez, o oceano Austral. Este é também conhecido como Antártico, por circundar a Antártida, o território situado em volta do Polo Sul.

Nas altas latitudes do hemisfério norte, situa-se o oceano Ártico, que se encontra gelado a maior parte do ano.

A fossa de Java, no oceano Índico, e a fossa das Marianas, no Pacífico, são dois dos locais oceânicos mais profundos, atingindo, respetivamente, 7450 e 11 022 metros de profundidade.

A ciência que se dedica ao estudo dos oceanos designa-se por Oceanografia.

A 8 de junho, comemora-se o Dia Mundial dos Oceanos.

Como referenciar: oceano in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-22 02:36:58]. Disponível na Internet: