Odeceixe

A freguesia de Odeceixe pertence ao concelho de Aljezur, que se inclui no distrito de Faro. Localiza-se na região mais ocidental do Algarve. Conhecida como "Aldeia situada entre mar e terra", situa-se no litoral norte-sul e passando o rio Seixe, corresponde ao primeiro aglomerado populacional algarvio. Possui uma área de 45 km2, cerca de 1000 habitantes e regista o maior índice de envelhecimento do concelho.
Odeceixe foi fundada pelos mouros que então dominavam o sul da Península Ibérica.
Nesta freguesia ainda se cantam as janeiras e os Reis na quadra natalícia e na segunda-feira de Páscoa as pessoas vão para a praia partir o folar. Durante os "santos populares" mantém-se a tradição de saltar as fogueiras. A praia possui um extenso areal e é nela que termina o percurso de 3 km do rio até ao mar, percurso que está incluído na área do Parque Natural da Costa Vicentina. Do miradouro pode observar-se uma extensa paisagem que inclui a "Ponta Branca", nome local dado à outra escarpa que delimita a enseada. No centro de Odeceixe, localiza-se a igreja paroquial, do século XIX, possui arquitetura simples, capela-mor de estilo neoclássico e está dedicada à padroeira, N.a S.a da Piedade. O moinho situado no serro da igreja foi reconstruído em 1998 e encontra-se em funcionamento permitindo contactar com a atividade artesanal de moagem dos cereais e ainda a contemplação de uma magnífica vista da aldeia. A adega-museu possui um núcleo museológico que nas noites de verão recria o espaço da adega, tal como ele existia nos anos 20 e 40. Pode observar-se também os utensílios que eram utilizados no desempenho da atividade.
Odeceixe tem assistido a uma alteração significativa nas suas estruturas socioeconómicas. A sua vocação turística tem deslocado a mão de obra do setor primário para o terciário e determinado alguns problemas ambientais. Muitos campos estão ao abandono e nos que ainda restam na área da várzea predominam as culturas de milho, cevada e amendoim. Na charneca cultiva-se a batata-doce e a batata-branca, hortaliça e vinha. O campo é ainda utilizado para passeios a pé, de bicicleta e para turismo rural. A freguesia produz aguardente e o famoso vinho da região de Odeceixe.
Como referenciar: Odeceixe in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-30 07:38:07]. Disponível na Internet: