odómetro

Um odómetro consiste num instrumento usado para a medição da distância percorrida por um navio, possibilitando deduzir a velocidade do navio relativamente à água.
Os métodos utilizados para este cálculo variaram ao longo da história: desde o medir-se o tempo que levava um pedaço de madeira a percorrer o casco da proa à popa, passando por um flutuador (barquinha), que era lançado à água e arrastava um cabo dotado de nós a intervalos certos, contando-se os nós passados em determinado intervalo de tempo. Mais recentemente utilizaram-se os chamados odómetros de linha, que consistiam numa hélice rebocada que ao girar submergida transmitia as rotações a um contador, estabilizado por um volante intermédio. Modernamente utilizam-se odómetros fixos ao casco do navio, que transmitem a velocidade por impulsos elétricos à ponte de comando. Funcionam medindo a diferença de pressões entre uma tomada de água estática, voltada para baixo, e uma tomada dinâmica, voltada para vante.
Um odómetro pode ainda ser a designação atribuída a um aparelho topográfico que se utiliza para medir distâncias. É um conta-rotações ligado a uma roda. Também existem modelos que se fixam às pessoas para calcular percursos realizados a pé.
Como referenciar: odómetro in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 02:29:44]. Disponível na Internet: