Odontaspidídeos

Família de animais aquáticos de esqueleto cartilagíneo do filo dos cordados, da classe dos peixes e da ordem dos plemotrematos, distribuída por cerca de duzentas espécies.
Os animais desta família são, em geral, bons nadadores e apresentam fendas branquiais nos dois lados da cabeça. Na maioria são predadores, sendo alguns perigosos para os humanos. Têm barbatanas pares estabilizadoras e a boca guarnecida por dentes, adaptada a capturar a presa. Não possuem bexiga natatória. O olfato é bem desenvolvido e têm um sistema sensorial de linha lateral bem desenvolvido. A fecundação é interna.
O Odontaspis ferox é um tubarão desta família que possui uma segunda barbatana dorsal um pouco maior que a anal. O extremo anterior da base da primeira barbatana dorsal está colocado, em posição anterior ao nível médio do espaço compreendido entre o extremo posterior das barbatanas peitorais e das barbatanas pélvicas. A cor é castanho-amarelada no dorso, apresentando por vezes manchas escuras. A superfície ventral é esbranquiçada.
O Odontaspis taurus difere da espécie anteriormente citada pelo facto da inserção da primeira dorsal se situar a meia distância que separa o extremo posterior das barbatanas peitorais das pélvicas. Pode atingir os dois metros de comprimento. O dorso e os flancos são acastanhados com manchas escuras. A parte ventral é esbranquiçada. Encontra-se nas fendas de areia de profundidades inferiores a sete metros.
Como referenciar: Odontaspidídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 17:54:54]. Disponível na Internet: