Olaus Römer

Físico e astrónomo dinamarquês, nasceu em 1644, em Aarhus, e estudou em Copenhaga onde frequentou a Universidade. Em 1671, é convidado pelo físico Jean Picard para trabalhar na Academia de Paris. É durante estes anos que Römer faz a sua principal descoberta ao estudar o movimento dos satélites de Júpiter; em 1685, verificou que a lua de Júpiter, Io, entrava em eclipse mais cedo quando Júpiter se encontrava mais próximo da Terra. Deduziu que a diferença se devia ao tempo que a luz demora a percorrer distâncias. Esta sua observação não só provou que a luz "viaja" a uma velocidade finita, como também lhe atribuiu um valor. Na época, esta descoberta suscitou controvérsias na comunidade científica, vindo só a ser confirmada 60 anos mais tarde por James Bradley, já depois da morte de Römer, que faleceu em 1710.
Römer mostrou também talento no desenho científico de instrumentos óticos, trabalho a que se dedicou numa segunda fase da sua vida.
Como referenciar: Olaus Römer in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 01:42:47]. Disponível na Internet: