opinião pública (teoria da comunicação)

Enquanto conceito comunicativo, a expressão designa a fórmula abstrata que procede do resultado da discussão e tomada de decisões coletivas. Um dos teóricos de referência na análise do conceito e sua história, Jurgen Habermas, denunciou a sua falácia, argumentando que se trata de uma "ficção do direito constitucional", com o propósito de legitimar o sistema de poder.
Em termos gerais, o conceito designa uma entidade abstrata que representa uma tendência preponderante numa determinada sociedade (por exemplo, quando se diz que a opinião pública é a favor de uma certa decisão). Apesar da sua inconsistência conceptual, a opinião pública é um fator fundamental para a sustentação da legitimidade dos produtos mediáticos, justificados pelo interesse público (ou seja, pelo interesse atribuído à opinião pública).

Como referenciar: opinião pública (teoria da comunicação) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-23 21:18:34]. Disponível na Internet: