Oprah Winfrey

A apresentadora de televisão e atriz norte-americana Oprah Winfrey nasceu a 29 de janeiro de 1954 em Kosciusko, no Mississípi. Enquanto esteve com os avós, revelou ser uma criança com bons resultados na escola, mas a partir do momento em que foi viver com a mãe, com apenas nove anos, passou a sofrer abusos sexuais por parte de homens da família. Cinco anos depois, o pai levou-a consigo para Nashville e deu-lhe uma vida normal, baseada em trabalho e disciplina. Foi assim que Oprah conseguiu uma bolsa para estudar na universidade.
Em 1971, começou a trabalhar numa rádio de Nashville e, dois anos depois, tornou-se repórter. Entre 1976 e 1983, trabalhou em Baltimore numa televisão associada da NBC. Aqui foi a primeira negra apresentadora de noticiários. Mais tarde, conduziu um talk show de muito sucesso. Em 1984, foi para Chicago apresentar um programa matinal chamado "A. M. Chicago" que veio a conhecer grande sucesso. De tal maneira que, em setembro de 1985, mudou o nome para "The Oprah Winfrey Show" e passou a ter uma duração maior, cerca de uma hora. Entretanto, o show começou a ser transmitido para todo o país e tornou-se num dos mais populares programas da história da televisão norte-americana. O seu sucesso baseava-se na abordagem frontal de assuntos controversos. Em 1986, Oprah Winfrey fundou uma empresa produtora de televisão chamada Harpo (o seu nome escrito ao contrário). Entretanto, a apresentadora já se tinha revelado como atriz, tendo a estreia acontecido em 1985, sob as ordens do realizador Steven Spielberg, no filme A Cor Púrpura. Por este desempenho, foi nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Secundária.
Várias vezes premiada pelo seu trabalho na televisão, Oprah Winfrey conquistou diversos Emmy, o troféu mais importante da indústria televisiva. Foi ainda nomeada para o "TV Hall of Fame" (Corredor da Fama da Televisão) em 1994. Segundo a revista norte-americana de economia Forbes, Oprah Winfrey era a apresentadora de televisão melhor paga no mundo. Muito do seu dinheiro é aplicado em donativos para instituições de caridade.
Em 1994, foi criada pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, a "Lei Oprah", destinada a proteger as crianças de abusos sexuais. Oprah viu assim premiado o seu trabalho em defesa dos direitos das crianças.
Como referenciar: Oprah Winfrey in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-14 23:59:55]. Disponível na Internet: