Oracle

Empresa norte-americana de software comercial, a Oracle é uma das principais companhias mundiais no setor das bases de dados.
Responsável por sistemas de gestão e ferramentas de desenvolvimento de bases de dados, assim como software de planificação de recursos empresariais, a Oracle está sediada em Redwood Shores, no Estado da Califórnia e emprega em 2005 mais de 50 000 funcionários, distribuídos por delegações em mais de 145 países.
Líder no setor de software de bases de dados para grandes empresas, os programas da Oracle permitem modificar, gerir e armazenar enormes quantidades de informação em diferentes sistemas informáticos. Foi fundada em agosto de 1977 por Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates, então sob a designação de "Software Development Laboratories" (SDL). Em junho de 1979 a companhia alterou o nome para RSI - Relational Software Inc., e estabeleceu-se na Sand Hill Road, em Menlo Park, no Estado da Califórnia; na mesma altura vendeu a primeira versão comercial do seu programa de gestão de base de dados à base da Força Aérea de Wright - Patterson.
Apesar de ser a primeira, esta versão do software foi chamada de "Oracle 2" por motivos estratégicos comerciais, uma vez que a empresa acreditava que os potenciais clientes poderiam hesitar em comprar uma primeira versão do seu produto.
Em março de 1983, a então "Relational Sofware Inc", numa tentativa de melhor se alinhar com o seu principal produto, muda de designação, passando também ela a chamar-se Oracle. Na mesma ocasião anuncia o lançamento da versão três do Oracle, agora reescrito com recurso à linguagem C.
A quarta versão, que apresentava uma nova funcionalidade para a consistência de leituras, foi lançada em outubro de 1984, e um mês depois tornou-se compatível com o MS-DOS das plataformas PC.
Em abril de 1985 foi lançado o Oracle 5, e um ano mais tarde a versão 5.1, que incluía suporte para consultas distribuídas.
A versão seis foi anunciada em 1989 e apresentava mais algumas funcionalidades, como a integração da linguagem procedimental SQL.
Em junho de 1992, o Oracle 7 anunciava melhores desempenhos e novas vantagens, como utilitários administrativos e ferramentas de desenvolvimento da aplicação, e cinco anos depois, em junho de 1997, surge o Oracle 8, com tecnologia SQL e de Internet, e suporte para vários terabytes de dados.
Seguem-se as versões Oracle 8i em setembro de 1998, Oracle 9i dois anos mais tarde, e finalmente o Oracle 10g, em 2004.
Como referenciar: Oracle in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-17 19:37:34]. Disponível na Internet: