Artigos de apoio

órgãos genitais externos

O órgão genital externo do aparelho feminino humano é a vulva, que é constituída por várias estruturas. Os grandes lábios são duas pregas de tecido adiposo e conjuntivo revestidos pela pele, contendo na sua espessura glândulas sudoríparas e sebáceas. Formam as partes laterais da fenda vulvar e unem-se na parte anterior para formar o monte de vénus. Os pequenos lábios são constituídos apenas por tecido conjuntivo e algumas glândulas sebáceas, unindo-se na parte anterior para formar o prepúcio do clitóris. O clitóris é o órgão erétil homólogo do pénis no homem.
Os órgãos genitais externos do aparelho masculino humano são constituídos pelos testículos, que são formações ovoides onde são produzidos os espermatozoides, e se situam numa dobra da pele denominada escroto. As vias espermáticas são constituídas pelo epidídimo, os ductos deferentes, as vesículas seminais e os ductos ejaculadores. Estes atravessam a próstata e terminam na uretra, ducto através do qual é emitida a urina durante a micção, e o esperma durante a ejaculação. O pénis prolonga a sua porção anterior para o exterior. Tem um corpo cilíndrico que é formado pelos dois corpos cavernosos, cujo enchimento com sangue permite a ereção, e pelo corpo esponjoso por onde passa a uretra. O pénis termina pela glande de forma cónica, onde se abre o meato urinário, porção final da uretra. A glande do pénis é envolvida por uma membrana cutânea em forma de manga, denominada prepúcio.
Como referenciar: órgãos genitais externos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-05-25 21:17:26]. Disponível na Internet: