Oricteropídeos

Família de mamíferos da ordem dos tubulidentados, de que é a única família, constituída por uma única espécie, Orycteropus afar, o porco-formigueiro ou oricterope, popularmente designado gimbo. Esta espécie está muito disseminada na savana africana, sobretudo nas zonas densas em morros de termiteiras (salalé).
O porco-formigueiro ou oricterope pode ter uma altura de 60 centímetros medida no garrote e um comprimento total que pode atingir os 210 centímetros dos quais 60 centímetros são de cauda. O seu peso oscila entre os 50 e 70 quilogramas. Alimentam-se principalmente de térmitas e formigas e pode viver até 10 anos.
O adulto tem a cabeça cilíndrica e alongada, terminando por um focinho que se assemelha ao dos javalis e porcos. Os olhos são pequenos, as orelhas compridas, tubulares e eretas. O corpo é quase nu, com patas muito fortes providas de poderosas garras. A cauda é muito musculosa e vai estreitando da base para a extremidade. A pele é dura e grossa de cor parda-clara, com tons avermelhados.
A língua, comprida e viscosa, permite-lhe capturar facilmente as térmites e formigas que desenterra, escavando, os ninhos, com as suas fortes garras. Tem atividade frequentemente noturna.
De cada parto só nasce uma cria, completamente desprovida de pelo, sendo pouco ágil.
Foram estudadas 15 subespécies que se distribuem por toda a África a sul do Saará.
Como referenciar: Oricteropídeos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-29 02:59:02]. Disponível na Internet: