Os Marretas

Série de televisão norte-americana criada por Jim Henson, em 1976. Intitulada originalmente The Muppet Show, tinha por cenário um teatro de "vaudeville" onde atuavam bonecos felpudos que depois eram arrasados por comentários sarcásticos de dois velhos rezingões instalados nos camarotes. Entre os marretas, contavam-se Gonzo, um estranho animal de bico curvo que, quase sempre, aparecia esmurrado contra a parede; o urso Fozzie, cuja imagem de marca eram as piadas infelizes; e os mais famosos sapo Cocas (o contrarregra do teatro) e a porca Miss Piggy. Os dois últimos formavam um par romântico: ela tinha um fraquinho por ele, mas ele fugia dela a sete pés. Em todos os episódios, havia um convidado de carne e osso, tendo passado pelo programa diversos artistas famosos dos EUA.
Enorme sucesso mundial, a série estrearia em Portugal na RTP em março de 1979, tornando-se um clássico da televisão.
Passou para o cinema em 1979 com a longa-metragem The Muppet Movie (As Aventuras dos Marretas), a que se seguiram The Great Muppet Caper (1981), The Muppets Take Manhattan (Os Marretas Conquistam Nova Iorque, 1984), The Muppet Christmas Carol (O Conto de Natal dos Marretas, 1992), The Muppet Treasure Island (Os Marretas na Ilha do Tesouro, 1996) e Muppets From Space (1999). Em 2004, as célebres personagens da série passaram a fazer parte da Disney.
Como referenciar: Os Marretas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-18 14:48:51]. Disponível na Internet: