Os Monólogos da Vagina

Peça teatral norte-americana escrita e interpretada por Eve Ensler, em 1996. Originalmente intitulada The Vagina Monologues, começou por ser o resultado de um conjunto de entrevistas que a autora conduziu com mais de 200 mulheres de diferentes idades, raças e orientações sexuais, que falaram livremente sobre a sua sexualidade. Simultaneamente tocante e hilariante, a peça tornou-se uma celebração da complexa sexualidade feminina e uma bandeira da causa contra a violência exercida sobre as mulheres - inspirando um evento propositadamente criado para o efeito denominado "V-Day".
Venceu o Obie Award em 1997, tornando-se um esmagador sucesso nos EUA. Foi traduzida para diversas línguas e representada com sucesso um pouco por todo o mundo. A versão portuguesa foi traduzida por José Luís Luna, em 2002, e magnificamente interpretada por Guida Maria num espetáculo dirigido por Celso Cleto e levado a cabo no Teatro Casino Estoril, Teatro Villaret e Coliseu do Porto, entre outros.
Como referenciar: Os Monólogos da Vagina in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-15 08:24:03]. Disponível na Internet: