Os Sopranos

A série de ficção de televisão norte-americana "Os Sopranos" estreou no canal por cabo HBO a 10 de janeiro de 1999 e, desde logo, tornou-se num grande sucesso nos Estados Unidos da América. A série conquistou algum público em Portugal, apesar de ter sido pouco divulgada a sua exibição na RTP 2.
A série, com James Gandolfini como protagonista, foi criada por David Chase e retrata o quotidiano de um chefe da mafia (Tony Soprano) nos subúrbios de Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América. Chefe da mafia e chefe de família, Tony Soprano tenta equilibrar estas duas vertentes da sua vida. "Os Sopranos" marcaram uma nova era na televisão ao levarem para o pequeno ecrã cenas de violência e uma linguagem até então pouco utilizadas. O criador da série, David Chase, propôs os Sopranos a duas cadeias de televisão norte-americanas que rejeitaram o projeto, posteriormente aceite pela HBO.
A série começou com Tony Soprano a sofrer um ataque de ansiedade que o levou a fazer terapia com uma psiquiatra. Aos poucos vai-se percebendo o mundo que rodeia a principal personagem da série, uma pessoa com problemas pessoais como qualquer chefe de família, mas que também tem que lidar com o mundo do crime. A série acaba assim por abordar temas como as diferenças sociais, a sexualidade, o crime, a família e conflitos de gerações.
A quinta temporada de "Os Sopranos", rodada em 2004, esteve em risco devido às exigências financeiras do ator principal, James Gandolfini e por este faltar a gravações de episódios.
Entre os realizadores de episódios da série encontram-se nomes consagrados como Peter Bogdanovich e Mike Figgis.
A série foi candidata a diferentes prémios, tendo mesmo ganho vários, com destaque para os Globos de Ouro e Emmys, os mais importantes troféus de televisão dos Estados Unidos da América (em cerca de 8 anos, de 1999 até 2007, foi nomeada 111 vezes e recebeu 18 Emmys, com destaque para os quatro de 2004, entre os quais os de Melhor Argumento e Melhor Série Dramática, e o de 2007, que repete a categoria de Melhor Série Dramática). O autor David Chase e os atores James Gandolfino e Edie Falco foram, até à data, os mais premiados.
As duas primeiras temporadas da série foram incluídas na coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Como referenciar: Os Sopranos in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-02 17:54:26]. Disponível na Internet: