Os Vingadores

Série televisiva de ação inglesa, The Avengers foi criada em 1961 por Sydney Newman para o canal ITV. A sua primeira exibição foi em janeiro de 1961, indo para o ar pela última vez em setembro de 1969, completando 161 episódios. Foi uma das séries de maior sucesso de sempre com audiências em 120 países, numa mistura de espionagem, fantasia e quase ficção científica.
John Steed (Patrick Macnee) é a personagem principal, um agente britânico que trabalha para os Serviços Secretos e que, ao longo da série, teve diversos parceiros diferentes. Quando estreou, fazia par com o Dr. David Keel (Ian Hendry), um médico; nas duas temporadas seguintes, trabalhava com a antropologista Catherine Gale (Honor Blackman); mas foi com a sua terceira parceira, Emma Peel (Diana Rigg), que Steed se tornou mais sofisticado e um espião gentleman, assim começando uma nova etapa na série, mais cool.
Todos os episódios começavam por um curioso acontecimento que normalmente envolvia algum crime, vírus letais, terrorismo, espiões e cientistas brilhantes mas com queda para a destruição. Esse acontecimento era então investigado pela dupla de detetives, havia alguma luta e, no final do episódio, os dois aventureiros, sempre num meio de transporte diferente, encaminhavam-se em direção ao pôr do sol. A série vivia muito da química existente entre as duas personagens principais, dos seus diálogos inteligentes e do humor apurado, que incluía observações muitas vezes inventadas pelos próprios atores, que criaram aos poucos a personalidade das duas personagens.
Aos poucos, a série foi construindo uma comunidade internacional de verdadeiros seguidores das aventuras da dupla, que defendiam o seu potencial estético e mantiveram viva a sua memória. Após a saída de Diana Rigg da série, surgiu Tara King (Linda Thorson).
Em 1976, surgiu a série sucessora The New Avengers, uma tentativa de fazer ressuscitar o êxito da anterior, mas só durou 26 episódios. Em 1998, foi realizado por Jeremiah S. Chechik o filme para cinema com Ralph Fiennes no papel de John Steed e Uma Thurman no papel de Emma Peel. Todavia, o filme teve más críticas e não foi bem acolhido pela legião de fãs da série.
Como referenciar: Os Vingadores in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-27 13:07:37]. Disponível na Internet: