Osaca

A cidade de Osaca é a capital da jurisdição administrativa de Osaca, localizada na baía do mesmo nome, na foz do rio Yodo.
A área envolvente à foz do rio Yodo forma um delta, de terrenos férteis e onde os povos pré-históricos se foram instalando.
A cidade de Osaca foi fundada em 1583, na época em que Toyotomi Hideyoshi mandou construir uma fortificação e um castelo, reconstruído em 1931, que continua a ser uma imagem dominante no contexto da cidade.
No final do século XVII, a cidade era conhecida como um centro de comércio e também como um centro cultural, ligado à literatura, ao drama e a um tipo de teatro de marionetas muito típico, designado Bunrako.
Manteve-se como o mais importante centro industrial até à Segunda Guerra Mundial, quando foi parcialmente destruída pelos americanos. Posteriormente, em 1995, a cidade voltou a ser parcialmente destruída devido à ocorrência de um terramoto, no dia 17 de janeiro.
Osaca constitui o centro da zona industrial de Hanshin, com indústrias nomeadamente de eletrónica, de metalurgia e químicas. Dado o seu cariz industrial, a qualidade do ar mantém-se degradada, apesar dos esforços no sentido de uma melhoria.
As acessibilidades de ligação internacional são razoáveis, dada a existência do porto de Osaca e de um aeroporto internacional, curiosamente situado numa ilha artificial, construída apenas para a sua localização, refletindo por um lado o engenho tecnológico e arquitetónico japonês e por outro a falta de espaço disponível.
O tráfego na cidade encontra-se bastante congestionado, apesar dos viadutos e túneis construídos propositadamente no sentido de fluir o trânsito com mais facilidade.
A maior parte da cidade foi reconstruída ou construída após a Segunda Guerra Mundial. Os seus edifícios refletem uma arquitetura de estilo ocidental, são simples e altos, sendo evidente a falta de preocupação ambiental na instalação de espaços verdes, de modo que a cidade se tornou muito densa. Principalmente a partir dos finais do século XX, tem havido uma preocupação no embelezamento da cidade, nomeadamente com a instalação de jardins nos espaços públicos.
No aspeto cultural, a cidade continua a ser reconhecida pelas suas marionetas Bunrako e pela existência de duas universidades, a de Osaca e a de Kansai.
Como marcos da cidade, e para além do castelo de Hideyoshi, destaca-se o templo budista de Shitennoji, fundado em 593, e o santuário Tammangu, fundado em 949.
Como referenciar: Osaca in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-19 12:02:40]. Disponível na Internet: