Óscar Pereiro

Ciclista espanhol, Óscar Pereiro Sio, nascido a 3 de agosto de 1977, em Mos, Pontevedra, tornou-se conhecido internacionalmente depois de ter vencido a Volta a França de 2006.
Pereiro começou por ser praticante de ciclocrosse, tendo sido, aos 17 anos, sub-campeão estatal da Galiza na categoria sub-23. Nessa mesma categoria, viria ser campeão de Espanha em 1998 e 1999. Entretanto, em 1995 tinha-se sagrado campeão galego de estrada, montanha e ciclocrosse.
Pereiro optou pela especialidade de estrada e iniciou a carreira profissional de ciclista no ano 2000, ao serviço da equipa portuguesa Porta da Ravessa. Dois anos mais tarde, foi contratado pela equipa suíça Phonak, então dirigida pelo espanhol Álvaro Pino.
Ao serviço da Phonak, Óscar Pereiro começou a somar bons resultados a nível internacional. Logo em 2002, ficou em 11.º no Giro de Itália, uma das mais importantes provas do calendário internacional. No ano seguinte, ficou em terceiro na Volta à Suíça, durante a qual ganhou uma etapa, e ficou em segundo na Volta a Burgos, em Espanha.
Já em 2004, ficou em 17.º lugar na Volta a Espanha e ganhou a Clássica dos Alpes. Ainda em 2004, tal como em 2005, ficou em décimo na Volta a França, a mais importante prova do mundo a nível de ciclismo. Na edição de 2005, ganhou uma das etapas da prova e conquistou o prémio de combatividade. Também em 2005 ganhou uma etapa da Volta à Romandia, prova onde foi sexto, tendo sido sétimo na Volta a Euscadi. Ainda nesse ano, representou a Espanha nos Mundiais de Ciclismo, que tiveram lugar em Madrid, embora se tenha ficado pelo 50.º na prova de estrada.
Óscar Pereiro passou, entretanto, a representar a Caísse d'Épargne – Illes Balears a partir de 2006. Nesse ano, acabou por vencer a Volta a França, apesar de, inicialmente, ter terminado em segundo lugar na classificação geral. Ascendeu a primeiro, depois do vencedor, o norte-americano Floyd Landis, ter sido desclassificado após o controlo anti-doping.
Como referenciar: Porto Editora – Óscar Pereiro na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-24 01:41:40]. Disponível em