Oslo


Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade da Noruega, Oslo situa-se num fiorde da costa, no Sudeste do país. É também o principal porto do país. Possui no seu interior dezenas de ilhas e de lagos, assim como parques e áreas verdes. O seu clima é continental. É uma das maiores cidades do mundo em termos de área (cerca de 450 km2), possuindo cerca de 548 000 habitantes (2007).

História e Monumentos Fundada em 1048 por Harald Hardrade, rei da Noruega de 1046 a 1066, a cidade prosperou como centro de comércio, sendo elevada a capital no ano de 1299. A principal fortaleza do país foi aqui construída em Akershus na Idade Média. Após um devastador incêndio ocorrido em 1624, a cidade foi reconstruída e recebeu o nome de Cristiânia, em honra de Cristiano IV (na altura rei da Noruega e da Dinamarca). Em 1925, regressou ao seu nome original. Entre os seus principais monumentos, destacam-se o Castelo e Fortaleza de Akershus, a Câmara Municipal, o Museu de História, o Palácio Real ou a Catedral de Oslo.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
A artéria central da cidade é a Avenida Karl Johansgate, cujo nome provém do marechal francês do tempo de Napoleão que foi eleito príncipe herdeiro da Suécia em 1810 e veio a ser rei da Noruega sob a monarquia dupla estabelecida no final das guerras napoleónicas. Esta avenida liga o palácio do mesmo nome aos principais edifícios da cidade, incluindo a universidade (fundada em 1811) e o mercado central. Ao redor deste conjunto dispõem-se os teatros, museus e galerias, entre as quais uma dedicada ao pintor Edvard Munch. Ali perto fica também o Parque Frogner e mais para o interior as rampas para esqui de Holmenkollen, onde desde 1892 se realiza um campeonato anual de saltos. A ilha de Bygdøy, situada diante do porto, alberga uma excelente exposição marítima que inclui navios restaurados dos vikings e outros navios de exploradores importantes como Fridtjof Nausen e Roald Amundsen. A cidade mantém uma atmosfera rural fora do centro citadino, uma vez que possui diversos terrenos sem construções. É das poucas cidades do mundo que incluem a vida selvagem praticamente dentro dos seus limites.

Economia
Principal centro industrial do país, Oslo produz equipamento elétrico, artigos de metal, madeira, laticínios, produtos químicos, têxteis. As indústrias da cidade primitiva desenvolveram-se ao longo das margens do rio Aker, cujas quedas de água eram utilizadas para mover rodas hidráulicas. O setor industrial ligado ao mar e à construção naval é um dos mais importantes do mundo. A cidade é também uma das de maior custo de vida do mundo.
Como referenciar: Oslo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-15 04:50:59]. Disponível na Internet: