Ossonoba

Nome dado a uma cidade de origem pré-romana, que se encontrava aproximadamente onde hoje está a cidade de Faro, no Algarve. Julga-se que os seus fundadores foram os cartagineses, reforçando esta suposição a sua localização privilegiada junto ao mar.
Segundo a descrição de um árabe, Raziz, entre outros escritores, era uma das mais esplendorosas e férteis cidades do século X. Abundante em âmbar e água, situava-se no Cabo Cuneo, portanto no âmbito do Convento Jurídico Pacencis.
A importância desta cidade é além disso atestada pela cunhagem própria de moeda (tendo sido encontradas tesseras em chumbo), cujos símbolos eram peixes e embarcações. Nas moedas aparecia também o nome da cidade, Oso, Osonba e Osonoba.
Em 1940 foram achados no largo da Sé vestígios de um templo romano (talvez dedicado ao imperador Augusto) e uma lápide, tendo esta cidade sido uma república e no final da dominação romana uma sede de bispado a partir do século III.
Como referenciar: Ossonoba in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-20 06:58:25]. Disponível na Internet: