osteartrite

É uma doença degenerativa que aparece, em geral, como resultado da rutura ou desgaste de uma articulação. Embora ocasionalmente possa aparecer em pessoas jovens, é mais vulgar nas pessoas de idade, pois é uma doença degenerativa. Surge muitas vezes nas articulações que mais peso suportam, principalmente entre os idosos, em especial a anca, o joelho e a coluna. Nos jovens, é em geral resultado de um esforço exagerado sobre uma ou mais articulações durante a prática de determinado desporto. A principal causa da deterioração da cartilagem com a idade é devida a uma insuficiente irrigação sanguínea da cartilagem articular que, por falta de nutrientes, se deteriora. À medida que a cartilagem se deteriora, o osso subjacente é afetado e pode engrossar e deformar-se. Os movimentos tornam-se mais limitados e dolorosos e os músculos que movimentam a articulação, por inatividade, vão perdendo gradualmente a sua elasticidade.
A evolução da osteartrite é normalmente lenta e irreversível. Em muitos casos os sintomas podem ser controlados pela utilização de anestésicos. A osteartrite não é geralmente incapacitante, mas pode ser particularmente dolorosa.
Muitos médicos preferem denominar esta doença por osteoartrose ou simplesmente artrose, uma vez que o sufixo "ite" é utilizado fundamentalmente quando se trata de inflamações.
Como referenciar: osteartrite in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-02-23 16:34:05]. Disponível na Internet: