outsourcing

No âmbito da sua atividade de carácter estratégico ou operacional, as empresas têm necessidade ou interesse em, por vezes, diminuir a complexidade ou a dimensão da sua estrutura em termos de serviços, departamentos, pessoal em serviço, entre outros.
O outsourcing aparece como um dos métodos para ir de encontro aos objetivos mencionados. Paralelamente, este processo pode ser implementado logo no início da atividade da empresa em causa, não implicando nesse caso qualquer impacto do tipo do mencionado.
Genericamente, o outsourcing consiste na aquisição de um determinado serviço a uma fonte ou fornecedor externo. A utilização do outsourcing pode então fazer-se logo numa base inicial ou traduzir em determinados casos a vontade de a empresa ver diminuído o volume de serviços disponibilizado internamente. Nestes casos, o principal objetivo do outsourcing é a redução de determinados custos, com vista em última instância à melhoria dos índices de eficiência e eficácia da empresa. Ao nível dos custos que se quer ver diminuídos, pode dizer-se que o caso mais normal é o dos custos fixos, ou seja, aqueles que são sempre suportados pela empresa, independentemente do seu nível de vendas ou produção. Ainda mais especificamente, o outsourcing pretende em muitos casos possibilitar a diminuição de custos com pessoal, nas situações em que o recurso a entidades externas vai possibilitar uma poupança de recursos.
O tipo de serviços ou atividades passíveis de serem alvo do outsourcing inclui normalmente aqueles ou aquelas que não assumem uma importância estratégica fundamental, não estando ligados designadamente às competências centrais da empresa, que não deverão naturalmente sair da sua esfera de poder. Assim, embora possam muitas vezes ser atividades de suporte para os negócios principais, as atividades envolvidas em processos de outsourcing são normalmente marginais ou acessórias.
Alguns dos casos normais de outsourcing são os relativos a atividades de carácter administrativo, como a contabilidade, ou a nível da distribuição dos produtos transacionados, em que poderá fazer sentido o recurso a entidades especializadas.
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